Introdução

Baty-Khan

Moedas-Jóias

Cemitério residência

Campas de Soldados

Bunker N205

Kiev Fortificada

Bunker de ferro

Bunker Inundado

Escavando na estrada

Bela pistola de seis tiros

Bunker do lago

Aparência da Scooturo

Fossa do lixo

Garrafa encantada

Conselho de Sófocles

Chuchin

Colinas assombradas

Ivan Kupala

Na Linha de Defesa

Scooturo a baixa

General Vlasov

Escavando no pântano

Ataque!

Bunker de Artilharia

Relíquia de topo

Granada alemã

Capacete 1935

Enterros de dinheiro

Das Reich

Anel Totenkopf

Campo de Batalha de Korsun

Sherman

Cruz de Ferro

Anarquistas Ucrânianos

Sabbath das Bruxas

Os meus Troféus

Baby Yar

Testa de ponte de Luteg
 
 

Granada alemã

Muitos bunkers estão perdidos em zonas selvagens, bem dentro de bosques na velha linha de defesa.

Este é o nosso amigo, o entusiasta local, historiador e perito em bunkers. Antigo engenheiro de combate, ele trabalhou com explosivos e sabe como desarmar a maioria deles. Uma vez, eu pedi-lhe que me ensinasse como desarmar uma velha granada, ele disse, - que o sapador pode fazer apenas um erro e não pode ser amador, um sapador, disse ele, ou é bom ou é morto.

Abaixo estão duas granadas Alemãs recentemente encontradas: M-24 e M-39. Ao último tipo chamamos "ovos" A M-24 tem o cabo original em madeira. Não são muito difíceis de encontrar, muitas pessoas das aldeias ainda as têm. Depois da guerra, as mulheres locais usaram as M-24 na cozinha para tarefas como bater manteiga, esmagar batatas, etc...

Ambas as granadas tinham uma corda que tinha que ser puxada para que a granada explodisse. Estas granadas Alemãs são conhecidas pelo perigo do seu ácido pícrico. Esta é a preocupação principal, porque o ácido pícrico e o óxido de ferro produzem uma reacção química. Esta cria um novo composto a que chamamos picrato, que é perigosamente imprevísivel.

Em teoria tal granada pode explodir apenas por a deixarmos cair ou por lhe acertarmos com uma pá, mas na realidade a maior parte dos tipos mandam-se pelos ares quando tentam desarmar explosivos ou tentam desmontá-los para ver o interior. Eu não sou tão curiosa, a ideia de pôr uma velha bomba no fogo também não me apela. Alguns explosivos são mais perigosos, outros menos, mas não há explosivos seguros, portanto é mesmo melhor ficar longe deles.

Este bunker estava separado, perto da estrada. Aqui, o Exército Alemão rompeu através de duas de três linhas de defesa, então com a luta já nas ruas da cidade, o Exército Soviético contra-atacou e este bunker foi retomado. Mais tarde, sofreu um ataque de tanques Alemães, desde então está em ruínas.

Quando estava na escola, eu lembro-me que um soldado e o oficial foram encontrados neste bunker. O oficial tinha uma arma que lhe tinha sido dada como prémio. Pelo número, identificaram o oficial, encontraram a família e sepultaram-no de maneira própria.

Cada lado perdeu 40.000 mortos na linha de defesa , os exércitos moveram-se depressa nesta batalha e muitas coisas ficaram espalhadas nos campos de batalha. Nos anos 1980 não era fora do vulgar encontrar alguma fivela ou baioneta à superfície.

Achado interessante, a "rosa" deve ser de um estilhaço que atravessou a cabeça do soldado.

Próxima página