Introdução

Baty-Khan

Moedas-Jóias

Cemitério residência

Campas de Soldados

Bunker N205

Kiev Fortificada

Bunker de ferro

Bunker Inundado

Escavando na estrada

Bela pistola de seis tiros

Bunker do lago

Aparência da Scooturo

Fossa do lixo

Garrafa encantada

Conselho de Sófocles

Chuchin

Colinas assombradas

Ivan Kupala

Na Linha de Defesa

Scooturo a baixa

General Vlasov

Escavando no pântano

Ataque!

Bunker de Artilharia

Relíquia de topo

Granada alemã

Capacete 1935

Enterros de dinheiro

Das Reich

Anel Totenkopf

Campo de Batalha de Korsun

Sherman

Cruz de Ferro

Anarquistas Ucrânianos

Sabbath das Bruxas

Os meus Troféus

Baby Yar

Testa de ponte de Luteg
 
 

Baby Yar

Esta é a minha Avó com amigos numa foto tirada cerca de 1940. A Avózinha parecia uma mulher Judia, mas ela não é Judia, a nossa família é de Tártaros de Kazan.

p32-image1.jpg

Os Nazis não tinham tempo para adivinhar quem era Tártaro e quem era Judeu. Se ela não se tivesse alistado no Exército Vermelho e tivesse ficado em Kiev, poderia ter acabado nesta ravina com uma bala na cabeça.

Esta é a Ravina da Velha, ou Baby Yar em Russo.

É uma sepultura colectiva para mais de 100.000 das vítimas do holocausto descrito na pedra tumular. Todas foram abatidas a tiro aqui entre 1941-1943. Onde os rapazes estão a jogar futebol. A lotação do nosso estádio central é de menos que 100,000 e creio que, se os rapazes compreendessem a história do local, iam à procura de outro sítio para jogar futebol. Eles simplesmente não sabem.

Não estão conscientes que o seu clube de futebol favorito o Dynamo foi mandado para aqui em 1942. O antigo nome do "Dynamo" era "Start", era um dos melhores clubes na União Soviética, e então ganharam alguns jogos contra clubes Alemães e Húngaros e depois de derrotarem o Flakelf, alguns comandantes militares Alemães de alta patente zangaram-se e os jogadores de futebol da equipa do Dynamo foram presos e alguns foram enviados para a morte em Baby Yar.

Enquanto o Dynamo era a equipa da polícia Soviética NKVD e seria sentenciada à morte de qualquer maneira, os milhares de outras vítimas foram apenas gente comum, Judeus, maioritariamente mulheres, crianças, os seus avós... A parte mais terrível da tragédia de Baby Yar aconteceu nos primeiros dias da ocupação. As pessoas não sabiam o que esperar dos Nazis e milhares de Judeus juntaram-se nas ruas de Kiev trazendo documentos como lhes tinha sido sido indicado. Pensavam que iam ser registados ou realojados ou algo semelhante e em 29 de Setembro de 1941 as colunas deslocaram-se em direcção à Ravina da Velha... uma grande multidão ouviu música enquanto pequenos grupos eram levados e executados. A matança durou 5 dias, mais de 30.000 pessoas morreram nos dois primeiros dias e então 10.000 em cada um dos dias seguintes...

Todos os que visitam este lugar e têm alguns minutos para pensar chegam ao mesmo sentimento, começam a perder a fé nas pessoas.

Próxima página