Introdução

Baty-Khan

Moedas-Jóias

Cemitério residência

Campas de Soldados

Bunker N205

Kiev Fortificada

Bunker de ferro

Bunker Inundado

Escavando na estrada

Bela pistola de seis tiros

Bunker do lago

Aparência da Scooturo

Fossa do lixo

Garrafa encantada

Conselho de Sófocles

Chuchin

Colinas assombradas

Ivan Kupala

Na Linha de Defesa

Scooturo a baixa

General Vlasov

Escavando no pântano

Ataque!

Bunker de Artilharia

Relíquia de topo

Granada alemã

Capacete 1935

Enterros de dinheiro

Das Reich

Anel Totenkopf

Campo de Batalha de Korsun

Sherman

Cruz de Ferro

Anarquistas Ucrânianos

Sabbath das Bruxas

Os meus Troféus

Baby Yar

Testa de ponte de Luteg
 
 

Relíquia de topo.

Não sei o que possa ser mais interessante que explorar bunkers de guerra. Posso perder-me aqui por horas e não tenho a certeza, do que ando à procura, talvez a porta que ainda ninguém abriu desde a guerra.

Infelizmente ao bunker mais fundo, o quartel-general que desce 50 metros abaixo do chão, não se pode ter acesso porque ainda é dos militares.

Ainda há muitos por explorar. Alguns bunkers estão ligados por passagens subterrâneas. Ao explorá-las desenrolamos cordas ao longo do nosso caminho de forma a encontrar-mos maneira de voltar. Uma vez um amigo meu foi explorar umas catacumbas e não demos por ele durante uns tempos. Voltou por barbear com cara macilenta e disse que não conseguiu encontrar o caminho por dois dias. Conhecendo o tipo e sabendo que a aldeia vizinha estava a ter uma festa da cerveja presumo, que ele pode não ter passado os dois dias exclusivamente no bunker, mas a sua história é engraçada de qualquer maneira.

Achados típicos em bunkers. Os explosivos estão desactivados. Não os tenho vivos porque não quero mandar a minha aldeia pelos ares. Aquelas mal parecidas munições de morteiro Alemãs atingem uma distância de 400 metros. Usualmente, quando o nosso amigo-sapador as desarma, todos damos um passeio de um quarto de milha...

Por estes dias, distinguir falsas relíquias das originais é o maior problema para todos os coleccionadores de artigos militares. A produção de cópias de relíquias é uma indústria. A única maneira de ter a certeza de que são reais é escavá-las das trincheiras.

Chamo a esta composição - Fantasma de guerra. Juntei um pouco de tinta para realçar o emblema, o resto está como foi encontrado.

Os soldados nos bunkers tinham água, mas tinham uma armazenagem limitada de comida. Alguns tinham transmissores portáteis de rádio, geradores a diesel para corrente.

Por falar em luz – Encontrei esta lanterna "Daimon" alguns anos atrás. Limpei-a, mudei a lâmpada, o vidro, a pilha e agora funciona.

Este achado é o meu tipo, pastilha elástica Alemã e palito. Será provávelmente a relíquia de topo deste verão.

Próxima página