Introdução

Baty-Khan

Moedas-Jóias

Cemitério residência

Campas de Soldados

Bunker N205

Kiev Fortificada

Bunker de ferro

Bunker Inundado

Escavando na estrada

Bela pistola de seis tiros

Bunker do lago

Aparência da Scooturo

Fossa do lixo

Garrafa encantada

Conselho de Sófocles

Chuchin

Colinas assombradas

Ivan Kupala

Na Linha de Defesa

Scooturo a baixa

General Vlasov

Escavando no pântano

Ataque!

Bunker de Artilharia

Relíquia de topo

Granada alemã

Capacete 1935

Enterros de dinheiro

Das Reich

Anel Totenkopf

Campo de Batalha de Korsun

Sherman

Cruz de Ferro

Anarquistas Ucrânianos

Sabbath das Bruxas

Os meus Troféus

Baby Yar

Testa de ponte de Luteg
 
 
A perigosa metralhadora sou eu. Perigosa por causa da metralhadora DP28.

Os meus amigos têm andado a pensar acerca da ideia de fazer um museu a partir dum bunker, mas esta ideia não é para o nosso sistema burocrático. Tratar de todos os papéis e receber todas as autorizações levaria provavelmente tanto tempo como o que levou a construir a linha da serpente e no fim da empresa nós próprios apenas serviríamos para um museu.

De qualquer modo, uma vez que tenho internet posso fazer uma espécie de museu virtual e levar os leitores deste site através dos locais das velhas batalhas.

Os bunkers estão distribuídos pela área fortificada separados por 400-450 metros (cerca de um quarto de milha) criando uma zona de tiro para armas de infantaria a partir das seteiras. Existem 220 bunkers à superfície e inúmeros bunkers subterrâneos (blindados) ao longo das rampas.

Todos os bunkers estão ligados por trincheiras, alguns por passagens subterrâneas.

A linha da serpente, valas anti tanque, barreiras naturais tais como rios, lagos etc, tudo isto compõe a área fortificada. A linha de defesa está localizada a 15 km da cidade e foi construída entre 1929-1937. Tem 75 km de comprimento. Na ilustração abaixo a linha é designada a vermelho e o perímetro da cidade a azul.

p7-image1.jpg

A guerra entre Alemanha e União Soviética começou a 22 de Junho de 1941.

A cidade começou a preparar-se para o ataque. 200.000 pessoas saíram a ajudar o exército nos preparativos e a 11 de Julho de 1941 as primeiras tropas Alemãs apareceram na ponte sobre o rio Irpen.

Os veteranos dizem que a batalha começou com fogo a partir deste bunker. Kiev testemunhou duas batalhas, uma pela defesa e outra pela libertação da cidade, sendo ambas das maiores batalhas da Segunda Guerra.

Próxima página